Dia Mundial da Árvore

Na semana de 16 a 22 de março, o grupo disciplinar 230 – Matemática e Ciências da Natureza da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, desenvolveu um conjunto de atividades, com as turmas do 5.° ano, para a comemoração do Dia Mundial da Árvore.

Momento Municipal do Concurso – Leituras no Douro, Tâmega e Sousa

Veja os alunos apurados AQUI >>

ou através do Instagram (@bibcomasas) ACEDER >>

A Equipa das BE AEDAFG

No passado dia 15 de março, na disciplina de Inglês, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos comemoraram o St. Patrick’s Day (dia de S. Patrício), santo padroeiro da Irlanda. Na investigação sobre a vida do santo e a sua influência na história e cultura da Irlanda, os alunos fizeram um ‘shamrock’ (trevo de 3 folhas) e escreveram o que os tornava crianças sortuda! Também houve um momento de convívio entre os professores, adoçado com um Green lanche.

Foram momentos divertidos, capazes de quebrar a rotina escolar e que enriqueceram culturalmente os alunos.

Professoras de Inglês – 2.º e 3.º ciclos

“Páscoa – Vida Nova”

 

Inspirados na temática “Páscoa – Vida Nova”, os alunos(as) de Educação Moral e Religiosa Católica participaram na exposição de ovos de Páscoa, na última semana de aulas do 2⁰ período. Parabéns a todos (as) pelos excelentes trabalhos.

 

Boa Páscoa!
O grupo de EMRC

Dia Internacional da Matemática

Grupo Disciplinar de Matemática do 2º e 3º ciclos comemoraram oDia Internacional da Matemática”, no dia 14 de março, que é também conhecido mundialmente como o “Dia do PI”

O tema de 2024, “Brincando com a Matemática.”

Os alunos do 3º ciclo participaram ativamente no Concurso “Escultura do PI”. Os alunos do 6º ano realizaram “Jogos Matemáticos”. Os jogos foram dinamizados em articulação com os estudantes do curso de Acompanhamento de Crianças e Jovens, (1ºano), do ISCE DOURO.

Movimento H2OffHORA DE FECHAR A TORNEIRA

No âmbito atividade H2OffHORA DE FECHAR A TORNEIRA, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, em colaboração com a Penafiel Verde, convidamos toda a comunidade escolar a participar na ação que se realizará no dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

O desafio é simples!

Fechar a torneira durante uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, do dia 22 de março.

Contamos com todos na H2Off, num contributo para um futuro sustentável!

Dia do Agrupamento DAFG

No próximo dia 10 de Maio de 2024, ao longo do dia, irá realizar-se a 4.ª Edição do Dia do Agrupamento D. António Ferreira Gomes, Penafiel, com a  temática  #Penafiel100Beatas| #Penafiel100Tabaco .

Ler mais >>

Atribuição de passes gratuitos.

Leia toda a informação sobre as Condições de atribuição de passes gratuitos AQUI>> 

Dia Internacional da Matemática comemora-se anualmente no dia 14 de março. Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI.

no âmbito da comemoração do V Dia Internacional da Matemática, o Grupo Disciplinar de Matemática do 2.º e 3.º ciclos irá promover o desafio de 2024, cujo tema é Brincando com a Matemática.

Os alunos do 6.º ano irão realizar Jogos Matemáticos e os alunos  do 3.º ciclo irão  participar no Concurso: Escultura do PI.

Participa!

Esta atividade decorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro na EB D. António Ferreira Gomes, Penafiel, dinamizada pela Equipa de Promoção da Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), em colaboração com a  disciplina de Inglês e com Associação de Estudantes.

Foi uma atividade recheada de amor, amizade, carinho e alegria com uma mensagem ternurenta e positiva. Desde já o nosso agradecimento a todos os envolvidos na atividade.

Sejam felizes e espalhem afetos!

Aceda ao espaço Atividades (PESES) AQUI >>

Dia da Internet Mais Segura

No passado dia 6 de fevereiro o grupo de informática para celebrar a 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura (SID) “Juntos por uma Internet Melhor”, realizou Workshops com a colaboração dos alunos do 8º e 9º anos para os alunos dos 5º anos, esta atividade teve como objetivo a sensibilização do uso inadequado da internet e riscos associados.

II Concurso Rosa dos Ventos

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas dinamizou o II Concurso Rosa dos Ventos, em articulação com a Biblioteca Escolar. Veja o vídeo e aceda aos resultados.

Parabéns a todos os que participaram na atividade!

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

 

 

 

 

 

Grupo EMRC

O PESES já tem espaço nesta página de internet. Descubra no menu Vida Escolar (barra superior).

Aceder a Atividades (PESES) >>

Cabalgata de Reyes Magos 2024

No passado dia 5 de janeiro, os alunos de espanhol do 7ºA, 8ºA e 9ºC da DAFG rumaram a Vigo com o objetivo de assistir à “Cabalgata de Reyes Magos 2024”, em Vigo.

Logo à chegada, visitaram o “Museo del Mar de Galicia”, onde puderam apreciar uma das mais completas exposições relacionadas com o mundo do mar, com a história da atividade pesqueira e os processos desta indústria (desde a extração e conservação até à comercialização), passando pelos avanços técnicos das embarcações e pela exploração da biologia marinha. Exploraram também o Aquário que reproduz os principais ecossistemas marinhos (das rias galegas e das ilhas Cíes, consideradas um paraíso natural) e a sua biodiversidade, o que pretende sensibilizar os jovens estudantes para a importância da preservação da natureza, enquanto cidadãos civicamente responsáveis. Nesta visita os tubarões despertaram especial curiosidade.

Durante a tarde, continuaram a sua aventura na cidade de Vigo, fizeram uma visita pela cidade, disfrutando de toda a decoração natalícia e da beleza que a cidade oferece.

À hora marcada assistiram, com muito entusiasmo, à Cabalgata de Reyes, um desfile de magia e animação e com muitos caramelos à mistura.

A boa disposição e a alegria típica daqueles que fazem desta época um momento especial reinaram durante toda a viagem e no final do dia a satisfação e o entusiasmo estavam estampados nos seus rostos.

O Grupo de Espanhol agradece a todos pelo envolvimento e promete repetir a experiência!

¡El Español mola!

Le 6 janvier, on fête l’Épiphanie, c’est à dire la présentation de Jésus aux Rois Mages : Melchior, Gaspar et Balthazar. On l’appelle aussi le Jour des Rois. En France, cette fête est ainsi célébrée le deuxième dimanche après Noël.

En France, la tradition veut que l’on “tire les rois”, c’est-à-dire que l’on partage une galette pour désigner le roi de la journée : c’est le convive qui trouve la fève (réelle ou remplacée par une figurine) cachée dans la galette qui est couronné et qui offre la prochaine galette.

Les profs de Français et les élèves ont célébré cette tradition française dans notre école.

Exposição “Trabalhos de Natal “ da Escola Básica de Milhundos

Mais um ano chega ao fim, mais uma vez o espírito de Natal chega para suavizar os nossos dias, e trazer brilho e alegria para as nossas vidas.

Agradecemos o envolvimento de todos os alunos e familiares, na elaboração dos diversos trabalhos Natalícios.
Desejamos a toda a Comunidade Educativa um Natal muito Feliz e um Ano Novo pleno de realizações! Muito sucesso, paz, amor e saúde a todos.

Trabalho realizado, na disciplina de Educação Visual,  no âmbito do tema “O Natal”, pelos alunos: Daniela Teixeira, Duarte Ferreira, Isabela Faria, Mafalda Leal e Marta Santos do 6ºC e narrado pela aluna, Madalena Couto do 6ºF.

No passado dia 14 de dezembro decorreu nas turmas de 7.º B e 7.º C nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento  uma ação de sensibilização organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação e pelos agentes da Escola Segura, com o objetivo de abordar o uso inadequado da internet e riscos associados, nomeadamente a questão do Cyberbullying e da Violência Sexual. Assim sendo pretendemos proporcionar aos alunos as ferramentas para utilizarem os recursos digitais da sociedade atual com cuidado e sabedoria, assim como prevenir e reduzir as situações de bullying e de cyberbullying.

Natal…culturas e tradições

O Natal comemora-se em muitas partes do mundo, mas de maneiras diferentes, que dependem da cultura e das tradições de cada país.
Foi nesse sentido que os alunos, na disciplina de Português Língua Não Materna, elaboraram receitas tradicionais dos seus países.
São receitas de pratos principais, sobremesas, doces que costumam fazer na Ucrânia, Suíça, Venezuela, Inglaterra, França, Peru, EUA, Síria, Colômbia na altura do Natal. Cada aluno elaborou uma receita típica   de forma a dar a conhecer um pouco da gastronomia do seu país.

PROJETO ETWINNING – “JUNTOS VAMOS MÁS ALLÁ”

O link da apresentação do projeto:

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas de 8ºA e 9ºC irão participar no projeto etwinning “Juntos Vamos Más Allá”.

Este projeto tem origem na preocupação de resolver o problema de perceção de refugiados e migrantes, através da educação com os países Portugal, França, Espanha e Bulgária.

O objetivo é que os alunos descubram, trabalhando juntos,  como é ao colocar-se no lugar do outro, a sua experiência e perceção do mundo dos refugiados e migrantes serão diferentes. Serão abordados temas como a desinformação, as artes como meio de expressão, o papel das ONGs, etc.

O que se pretende é criar empatia e solidariedade nos alunos, nomeadamente através da filosofia UBUNTU, realizando algumas das atividades desenvolvidas por via deste projeto, que se dará a conhecer a alunos e professores fora de Portugal.

Os alunos terão simultaneamente a oportunidade de melhorar a comunicação em língua castelhana e o uso das TIC como meio de comunicação e expressão.

A colaboração, os encontros culturais e a capacidade de entender o outro ampliam os horizontes dos alunos.

Sempre que possível, outros professores, como por exemplo, de Geografia e de História e os professores bibliotecários também participarão, dando uma dimensão multidisciplinar ao projeto.

O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. 

Esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça,

cor ou religião, do género, da língua, opinião política, da sua origem nacional ou social.

As disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Moral e Religiosa Católica e História e Geografia de Portugal quiseram assinalar esta efeméride realizando uma exposição, que só foi possível, devido ao enorme empenho dos alunos que contribuíram com trabalhos fantásticos.

Obrigado pela colaboração de todos!

No dia 16 de novembro, os alunos e professores da Escola Básica  D. António Ferreira Gomes dinamizaram a habitual feira de S. Martinho.

 

Nos dias 1 e 2 de novembro celebrou-se o “Día de los Muertos”, uma festividade Mexicana, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos dos 7.ºA, 8.ºA e 9.ºC celebraram esta famosa tradição mexicana com a personalização de “calaveras” alusivas à temática e foi feita a sua exposição no Agrupamento.

O resultado transportou-nos para o universo da hispanidade e onde se celebra o reencontro de dois mundos.

Parabéns aos alunos que se empenharam para divulgar esta tradição.

“Porque la muerte es vida, enciende luces en otro lugar”

“Solo se muere cuando se olvida”

(Coco)

.

Dia Mundial do Xadrez celebrado em Felgueiras – 19/11/2023

Para celebrar o Dia Mundial de Xadrez, assinalado a 19 de novembro -data do nascimento de José Raúl Capablanca, a Federação Portuguesa de Xadrez associou-se ao Município de Felgueiras e à Escola Secundária daquela cidade, para a realização do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa. O evento contou com a participação de 50 jovens xadrezistas, alguns deles já com currículo de qualidade no xadrez federado. No dia seguinte à realização do Campeonato Nacional de Semi-rápidas, que teve uma participação recorde três centenas de jogadores, a Escola Secundária de Felgueiras voltou a ser a casa do xadrez. Um fim de semana em cheio, para mostrar a pujança da modalidade a nível federado e a nível escolar.
O vencedor do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa foi Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes-Penafiel), ele que é o campeão nacional da categoria de Sub-10.
Classificação final:
1.º Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes-Penafiel) 6 pontos
2.º César Pereira (AE De Fafe) 5,5 pontos
3.º Tomás Costa (Colégio Camões-Gondomar), 5 pontos
Resultados e classificação completa em:

No passado dia 31 de outubro, as escolas básicas, do 1.º ciclo, do nosso agrupamento celebraram um dia assustadoramente divertido e tão aguardado por todos. Além dos trabalhos manuais, fantasias e desfiles, os alunos e as respetivas famílias, foram desafiados pelas professoras de inglês a embelezar as suas escolas, espalhando uma verdadeira magia em todos os espaços escolares do agrupamento.

Obrigada pela colaboração de todos! 

Juntos conseguimos fazer sempre mais e melhor!

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica  D. António Ferreira Gomes dinamizaram um conjunto de atividades relacionadas com o Halloween e que tiveram grande envolvimento da comunidade escolar.

A decoração das salas de aula e do átrio, bem como o desfile Halloween Parade marcaram este dia.

Esta atividade promoveu a diversificação das estratégias pedagógicas, a partilha de experiências e a entreajuda como atitudes favoráveis à aprendizagem.

PARABÉNS a todos os participantes!

Professoras de Inglês, 2.º e 3.º ciclos

No âmbito das comemorações do 15.º Aniversário e Dia da Unidade do Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana, as turmas 5.º 5 e 6.º E deslocaram-se, no dia 10 de outubro, ao centro da cidade de Penafiel, para participarem nas atividades lúdicas promovidas por esta instituição, exposição de meios, e assistirem a uma demonstração pela equipa cinotécnica da GNR.

Este foi um dia cheio de alegria e entusiasmo, repleto de novas experiências e emoções. Os sorrisos nos rostos dos nossos alunos falaram por si.

Parabéns a todos os que contribuíram para um dia diferente e inesquecível.

Um agradecimento especial a todos os Militares da GNR.

No passado dia 1 de outubro comemorou-se em todo o mundo o Dia Mundial da Música, dia   estabelecido em 1975 pelo International Music Council. 

Sendo um dia de celebração que se alicerça em objetivos como, a promoção da arte musical em todos os setores da sociedade, a divulgação da diversidade musical a aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências, o grupo de Educação Musical do nosso Agrupamento assinalou esta data, promovendo um momento musical com os alunos do 2º ciclo.

CONCURSO CATRÍA(R)TE – MÁSCARAS DO DÍA DE MUERTOS

De forma a proporcionar aos alunos de Espanhol a tomada de conhecimento da cultura Mexicana, o grupo de espanhol quer incentivar os alunos a participarem no concurso CatríA(r)te, o concurso de máscaras do Día de Muertos, que se realiza anualmente e a nível nacional.
Esta atividade tem como objetivos divulgar aspetos culturais hispanos; promover a criatividade e a imaginação; promover o relacionamento entre os alunos que estudam espanhol em Portugal e a comunidade envolvente.
Todos os participantes receberão um certificado de participação e os alunos cujas máscaras forem vencedoras na fase nacional receberão um livro em espanhol da Editora Fresh Línguas.

PARABÉNS GONÇALINHO

O nosso aluno Gonçalo Garcia, da turma M do 6.º ano, atual campeão nacional de Karaté Goju-Ryu, conquistou no passado domingo, na cidade belga de Liège, o título de Campeão Europeu (medalha de ouro) por equipas na vertente de combate. A nível individual apenas perdeu um combate (para o vencedor da prova), alcançou o terceiro lugar (medalha de bronze) no escalão de -43Kg.

O CADI irá promover no próximo dia 6 de outubro uma palestra presencial em Penafiel intitulada “A (Des)construção do Autismo – Um novo olhar!”

 A palestra será gratuita, contudo necessita de inscrição prévia através do Link:

https://forms.gle/TawLczN3c5CPkjJp6

Ano letivo 2023/2024

Início das atividades letivas 

1ºCiclo e alunos que vão pela 1ª vez para a pré – Dia 14 de setembro das 9H às 12H

5º ANO dia 14 de setembro das 8H25 às 13H

Restantes alunos  no dia 15 conforme horário de cada turma

REUNIÃO COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO JI e 1º CEB

EB de Castelões

JI   e  1º CEB – 13/09 – 17:00h

EB de S. Mamede

JI   e  1º CEB – 12/09 – 18:00h

EB de S. Martinho

JI   e  1º CEB – 12/09 – 18:30h

EB de Croca

JI   e  1º CEB – 12/09 – 18:00h

EB de Santa Marta

JI   e  1º CEB – 12/09 – 17:30h

EB de Milhundos

JI – 12/09 – 18:00h

1º CEB – 13/09 – 18:30h

EB de Penafiel

1º CEB  –  12/09 – 18:00h

Caros Encarregados de Educação

A Escola Pública enfrenta novos desafios que impõem acrescidas responsabilidades a todos os profissionais da educação, bem como aos Pais e Encarregados de Educação.
Nesta sequência, e certa de que a escola em articulação com a família poderá potenciar uma melhor eficácia para o sucesso acontecer, convido os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar o 5.º ano em 2023/2024, para uma reunião a realizar no próximo dia 11 de setembro, às 18h30m, na cantina do Centro Escolar de Penafiel.
A fim de facilitar a entrada para a mesma, poderão deslocar-se, a pé, pela rampa do lado da garagem.

Com os melhores cumprimentos, despeço-me.
#SOMOSTODOSOLUÇÃO
#DAFG
A Diretora
Maria Leonilde

Últimos dias para entrega de Manuais

Dias 10, 11, 12 e 13 de julho para:

3.º e 4.º anos

e outros anos que ainda não tenham feito.

Últimos dias para entrega dos KIT Digitais

Dias 12 e 13 de julho

AVISO  – DEVOLUÇÃO DOS MANUAIS DO 3.º E 4.º ANO

Os manuais do 3.º e 4.º ano deverão ser devolvidos na escola sede do Agrupamento, pois têm que ser verificados, para aferir o estado de conservação dos mesmos, e registados na respetiva plataforma.
.

AVISO

Devolução dos Kits Digitais

 

Devolução dos Manuais escolares 

2º Ciclo

3º Ciclo

Candidaturas ao transporte escolar

As candidaturas são até dia 14-08-2023 e terão de ser efetuadas na aplicação GIAE

Para mais informações clique Aqui

CAMPANHA SOLIDÁRIA  A FAVOR DA APADIMPENTREGA DO DONATIVO À INSTITUIÇÃO

No dia 13 de junho, um grupo de alunos do 2.º ciclo visitou as instalações da APADIMP e participou na atividade destinada à entrega de um donativo à instituição.
A campanha solidária dinamizada pelo Agrupamento foi um sucesso e foi possível oferecer à APADIMP uma grua de transferência e uma aparelhagem de som.
A oferta foi precedida de uma atuação dos utentes da instituição e de um momento musical por alunos do 5.º e 6.º anos.
O Agrupamento agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa e que, com a sua solidariedade e apoio, mostraram que a inclusão é um gesto que também se aprende na escola!

Domínio de Autonomia Curricular – 7ºC

No dia 8 de maio, no âmbito do projeto DAC, os estudantes da turma 7º.C, com base no tema: “Uma escola sustentada é uma escola sustentável” criaram no espaço exterior da escola uma horta.

O objetivo foi promover o trabalho em equipa, o contacto com a natureza, respeitando-a e incentivando à sua preservação e cuidado. Iniciaram esta atividade com a limpeza do terreno, com a remoção das ervas e posteriormente procederam à abertura do solo para cultivarem as sementes e as plantas que os estudantes e a diretora de turma trouxeram (tomate, cebola, alface, couve, feijão e courgette).

Realizaram ainda a identificação científica das sementes e das plantas com base nos conhecimentos da comunicação visual adquiridos.

Os estudantes fizeram alguns depoimentos sobre esta experiência que leva em conta a aprendizagem de conhecimentos programáticos e não programáticos:

“É gratificante estar na escola e poder aprender em outro ambiente sem estar fechada em sala de aula como habitualmente.”- Francisca

“Não estava à espera de usar ferramentas de agricultura na escola, mas considero importante saber um bocadinho de tudo.”- Mateus

“Considero importante ter aulas ao ar livre em contacto com a natureza, sinto mais liberdade”. – Rodrigo

Exposição Réplicas do Museu do Prado

Encontra-se patente, no átrio principal, a exposição de 20 réplicas do Museo del Prado de Madrid, até 16 de junho que a Conserjería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal disponibilizou à nossa escola.

Terão a oportunidade de apreciar algumas das obras mais emblemáticas daquele museu, considerado um dos mais importantes do mundo, não só pela qualidade das obras, mas também pelo número de visitantes que recebe anualmente. A exposição estará aberta a toda a comunidade educativa.

Este evento enquadra-se na estratégia de promoção da sensibilização para a arte, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o grupo de Espanhol.

Do conjunto de pinturas expostas, podemos destacar: Carlos V en la batalla de Muhlberg, de Tiziano; El Caballero de la mano en el pecho, de El Greco; Las Meninas e El príncipe Baltasar Carlos a caballo, de Velázquez;  La familia de Carlos IV, de Goya;  Niños en la playa, de Sorolla, entre outras.

Concurso de Flauta de Bisel     

Como meio de promoção do sucesso educativo através de práticas educativas inovadoras, do desenvolvimento do gosto pela música e expressão musical assim como proporcionar a educação pela arte e contribuir para o bem-estar dos alunos, o grupo de Educação Musical, durante o mês de maio, dinamizou a atividade “Concurso de Flauta de Bisel”.

Este concurso destinou-se a todos os alunos do 2.º ciclo. Inscreveram-se 37 alunos e passaram à fase final 11 alunos de sexto ano e 13 alunos do quinto ano.

No dia 30 de maio realizou-se, na biblioteca escolar, a final do concurso onde o júri da fase final atribui os seguintes lugares:

5.º ano:

1.º lugar – Maria Beatriz Ferreira Leal, 5.º 10

2.º lugar – Maria Ribeiro Magalhães de Fonseca Ferreira, 5.º 2

3.º lugar – Maria Leonor Moreira Pereira, 5.º 13

6.º ano:

1.º lugar – Mariana Reis Barbosa, 6.º I

 2.º lugar – Leonor Esteves Rocha, 6.º I

 3.º lugar – Maria Inês Silva, 6.º G

O grupo parabeniza todos os alunos participantes pelo seu excelente desempenho, boa atitude, empenho e pelo bom momento de partilha que nos proporcionaram.

Pelo Grupo de Educação Musical

Domínios de Autonomia Curricular – 6.º C

Greve pelo Clima, a realizar no dia 2 de junho das 14:25 às 17:15

Domínios de Autonomia Curricular – 9.º C

Projeto Um gesto de carinho para ajudar um focinho

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos do 9.º C desenvolveram o projeto Um gesto de carinho para ajudar um focinho. Esta iniciativa promove valores como a solidariedade, a responsabilidade social e a empatia pelos seres vivos.

Junte-se a nós nesta campanha de solidariedade e faça parte da mudança que os alunos desta turma perspetivam ver no mundo, ajudando a proporcionar um gesto de carinho para aqueles que tanto precisam: os animais abandonados e em risco.

Os alunos agradecem a sua contribuição. Obrigado!

28 de março…

20 DE MARÇO DE 2023 – DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE
CAMPANHA SOLIDÁRIA A FAVOR DA APADIMP – 2023

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.


Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade! ????
O AEDAFG assinala esta data com uma campanha solidária a favor da APADIMP.
Os alunos da escola usaram a sua criatividade e criaram uma lembrança que vai
poder ser adquirida por toda a comunidade escolar pelo valor de 2 sorrisos ????
O valor angariado será investido na aquisição de um equipamento
que será oferecido à APADIMP no Dia do Agrupamento.
Agradecemos, desde já, a recetividade de todos a esta iniciativa!
Todos queremos (e merecemos) ser felizes!????

Convite aos Encarregados de Educação

Charco Ecológico

No âmbito do Clube Ciência Viva na Escola do AE D. António Ferreira Gomes, os alunos do 8.º ano de escolaridade, no dia 2 de março, levaram a cabo a construção do Charco Ecológico na Escola Básica D. António Ferreira Gomes. A atividade foi concretizada com a colaboração do parceiro do clube a Câmara Municipal de Penafiel e permitirá que os alunos, neste ano letivo e nos seguintes, possam através da sua monitorização e da experimentação abordar diferentes áreas da Ciência.

IV Dia Internacional da Matemática

O Grupo de Matemática do 2º e 3º ciclos no âmbito da comemoração do IV Dia Internacional da Matemática,  promoveu o desafio deste ano de 2023  “A Matemática para todos”. Os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos participaram com trabalhos alusivos à Matemática. 

No dia 14 de Março comemora-se a IV Dia internacional da Matemática.

O tema do Dia Internacional da Matemática de 2023 é “Matemática para todos”. Um convite para compartilhar a Matemática com todas as pessoas do planeta, abraçando a equidade, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade ambiental.

Dia da Internet Mais Segura

O Dia Internacional da Internet Segura celebra-se a 7 de fevereiro em 2023.

Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro. O objetivo da data é promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

Com o  objetivo de sensibilizar os alunos para as vantagens/perigos, foi realizados Workshop no dia 10 de fevereiro para os alunos do 5º e 6º ano. Para a realização da atividade tivemos a a colaboração de alguns alunos do 8º e 9º anos

 

Equipa TIC

Mochila Amiga

Durante todo o mês de janeiro, decorreu, no gabinete GIA do nosso agrupamento, a atividade “Mochila Amiga”, dinamizada pelas equipas PESES/PRESSE.

Os principais objetivos desta foram sensibilizar a comunidade educativa para a importância da adequação do peso das mochilas escolares e incentivar a correta colocação e transporte das mesmas, pelos alunos.

Todos os alunos da escola tiveram a oportunidade de ser informados acerca do tema e proceder à pesagem da sua mochila, com particular incidência nos alunos dos quintos anos que, com a disponibilidade demonstrada pelos professores de Ciências Naturais, puderam realizar a atividade em contexto de sala de aula.

Desde já o nosso agradecimento a todos os envolvidos na atividade com especial atenção aos alunos e docentes de Ciências Naturais (5º ano) pelo tempo despendido na dinamização da atividade.

Mantenham-se saudáveis…

As Equipas PESES e PRESSE

A Escola vai ao Teatro

No dia 20 de janeiro, sexta-feira, os alunos do 5.º e 6.º anos da Escola Básica D. António Ferreira Gomes deslocaram-se à Associação Empresarial de Penafiel para assistirem aos espetáculos teatrais “O Príncipe Nabo” e “Ulisses”, levados à cena pela Companhia de Teatro EDUCA.

Ler a notícia completa >>

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Dia 30 de janeiro assinala-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
Este dia foi inicialmente adotado em Espanha, em 1964, pelo pedagogo pacifista Llorenç Vidal, tendo sido posteriormente acolhido a nível internacional.
Foi escolhido o dia 30 de janeiro por ser a data de falecimento do pacifista Mahatma Gandhi. Neste dia recordamos a importância duma educação para a harmonia, paz, não violência, respeito e tolerância.
Os alunos de EMRC desta escola procuram sensibilizar toda a comunidade educativa para a comemoração deste dia através deste lindo mural. 

Projeto RECOLHAS do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Exposição “Trabalhos de Natal “ da Escola Básica de Milhundos

Natal é partilha … Natal é família… Natal é dar e receber amor…
Agradecemos o envolvimento de todos os alunos e familiares, na elaboração dos diversos trabalhos Natalícios.
Desejamos a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um próspero Ano Novo 2023.

Concurso “Renas de Natal”

O nosso concurso de “Renas de Natal” teve uma adesão extraordinária. Agradecemos o envolvimento dos alunos e familiares, neste grande desafio. Deram asas à imaginação e criaram autênticas obras de arte!

Desejamos a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Teatro “Deixemos o sexo em paz”

Dia 14 de dezembro de 2022, foi apresentada, na Associação Empresarial de Penafiel (AEP), pela Companhia de Teatro Profissional Maria Paulos, a peça de teatro «Deixemos o sexo em paz», uma peça didática, género comédia, integrável no Programa de Educação Sexual e Saúde e que faz parte do plano curricular dos 8.º e 9.º anos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Receção dos Símbolos da JMJ 

Foi com grande entusiasmo que, no dia 17 de outubro, o nosso Agrupamento se mobilizou para a receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani visitaram a nossa escola e foram recebidos com a dignidade e a alegria que merecem. Foi um belo momento que ficará registado na memória de todos. 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário do Advento 

Para comemorar o Advento, os alunos de EMRC de 5.º ano fizeram calendários do Advento ou de boas ações que foram afixados no átrio da escola. 

Sigam as instruções e espalhem a felicidade neste mês de dezembro! 

Exposição “Declaração Universal de Direitos Humanos” 

Nunca é demais comemorar os Direitos Humanos (nunca, nada é garantido)! Sobretudo quando a Humanidade parece ignorá-la… 

Assim, os alunos de EMRC de 6.º ano ilustraram os 30 Direitos Humanos que possibilitaram a criação do fantástico painel. 

Parabéns, Direitos Humanos! Uma longa vida em nome da dignidade humana! 

 

Comemoração do Dia da Alimentação

 

O Grupo de  Matemática e Ciências Naturais, do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, levou a cabo, em sala de aula, a atividade: Painel dos Alimentos – Açúcar em excesso ao lanche. Na semana de 17 a 21 de outubro, cada turma de 6.º ano de Ciências Naturais, desenvolveu a atividade prática e procedeu à elaboração de um cartaz sobre a quantidade de açúcar contido em produtos consumidos habitualmente pelos alunos ao lanche. Estes cartazes foram posteriormente afixados no átrio da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, de modo a alertar toda a comunidade escolar sobre os malefícios dos açucares “escondidos” nos alimentos. 

Ano letivo 2022/2023

Reunião com os Encarregados de educação

PRÉ ESCOLAR E 1º CICLO

5º ANO

No próximo dia 12 de setembro de 2022, realizar-se-á a reunião da Direção do Agrupamento com os Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar, este ano letivo, o 5º ano, às 18h45m, na A.E.P. (Associação Empresarial de Penafiel), edifício por trás do centro de saúde.

Solicita-se o favor de comparecer só o(a) Encarregado(a) de Educação.

 vouchers

Informa-se quem pretender resgatar os vouchers para os manuais escolares para o ano letivo 2022/2023, poderá fazê-lo, nos Serviços Administrativos,  a partir da próxima 4ª feira, dia 10 de agosto de 2022.

Articulação Vertical

⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃

Exposição Sustentabilidade – Oceanos

Convidamos toda a Comunidade Educativa a visitar a Exposição Sustentabilidade – Oceanos, onde é possível visualizar os trabalhos realizados pelos alunos e famílias, da Escola Básica de Penafiel (Centro Escolar de Penafiel), numa prática de articulação vertical.

⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃

Português

⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃

Matemática

https://www.canva.com/design/DAFCQ6b0ZYs/96DlMBlnBSb0DyjR0v_I6w/watch?utm_content=DAFCQ6b0ZYs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink ⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃⊂⊃

Ciências Naturais

Cartão de Identidade do Animal de espécie em vias de extinção ou espécie autóctone

https://padlet.com/quiteria28silva/wbij2i97k6blrspj

DAC 6º D – Planeta A – Alterações Climáticas e Energia

O objetivo desta DAC “Planeta A” é falar sobre o que acontece no nosso dia a dia com o nosso mundo, e mostra a realidade abusadora em que nós vivemos, pois se nós não mudarmos o nosso comportamento perante o nosso planeta não existe ” Planeta B”.

DAC 6ºB 

No âmbito do DAC, cujo tema geral é o Desenvolvimento Sustentável, a turma do 6º B desenvolveu o projeto  “Educação Ambiental” tendo como finalidade sensibilizar para os cuidados a ter com o meio ambiente. Todos os trabalhos realizados pelos alunos, nas diferentes disciplinas, culminaram neste vídeo.

Devolução  dos computadores do 4º Ano Local – Escola sedeDias  5 e 6 de julho HorárioManhã – 9h:30m às 12h:30mTarde – 14:00h às 18:00h

DAC 6ºC 

No âmbito do DAC, cujo tema geral é o Desenvolvimento Sustentável, a turma do 6º C desenvolveu o projeto  “Proteção do Meio Ambiente” tendo como finalidade sensibilizar para os cuidados a ter com o meio ambiente. Todos os trabalhos realizados pelos alunos, nas diferentes disciplinas, culminaram na realização de um e-Book.

Sê curioso a viaja neste e-book…..

DAC 6º A – “ Animais em vias de extinção”

No âmbito do DAC, cujo tema geral é o Desenvolvimento Sustentável, a turma do 6ºA desenvolveu o projeto “ Animais em vias de extinção”, tendo como finalidade sensibilizar a reflexão sobre a problemática dos animais em vias de extinção, com vista a alteração de comportamento.O 6º A, carinhosamente, apela a toda a comunidade educativa para proteger a Natureza. Por cada gesto nosso….a natureza estamos a SALVAR

Recolhas….Durante o presente ano letivo foram desenvolvidos alguns projetos direcionados para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta Terra, da responsabilidade da docente de Ciências Naturais, Mª Cândida Pires e dirigidos a todo o agrupamento:- “Recolha de tampinhas“, tampas plásticas usadas;- “Recolha de pilhas usadas“, pilhas e baterias de pequeno porte usadas;- “Green Cork“, rolhas de cortiça.Os alunos participaram com entusiasmo, sendo recolhidos materiais prontos para reutilizar e/ou reciclar. Os alunos das turmas 6ºC, D, F, G e H participaram ativamente no armazenamento e na entrega desses materiais. O empenho resultou em duas entregas significativas de tampinhas e de cortiça e uma entrega de pilhas, durante o ano letivo. As tampinhas e a cortiça foram entregues à instituição de solidariedade social APADIMP e as pilhas foram recolhidas pela empresa Ambisousa. Agradecemos a todos o pequeno gesto exercido, para a melhoria sustentável do nosso planeta!

DAC 6ºG – “ Ambientes Mágicos – Proteger a Vida Terrestre”

No âmbito do DAC, cujo tema geral é o Desenvolvimento Sustentável, a turma do 6ºG desenvolveu o projeto “ Ambientes Mágicos – Proteger a Vida Terrestre”, tendo como finalidade sensibilizar para os cuidados a ter com o meio ambiente. Todos os trabalhos realizados pelos alunos, nas diferentes disciplinas, culminaram na realização de uma Feira da Plantas na Escola.

O 6º G, carinhosamente, agradece a toda a comunidade educativa, encarregados de educação, alunos, professores e funcionários, pela participação e apoio nesta atividade!

Que cada planta adquirida embeleze ainda mais a vossa vida

XVIII Encontro de Alunos de EMRC

No dia 20 de maio, os alunos dos 7º e 8º anos do nosso Agrupamento participaram no “XVIII Encontro de Alunos de EMRC da Diocese do Porto”. Esta iniciativa pretendeu favorecer o convívio interpessoal e promover a socialização, num clima de proximidade responsável, de partilha e de diversão, propiciadora da experiência do encontro com os outros, sob o tema “EMRC: casa comum

DESCOBRIR PENAFIEL

Visita-nos!!!

Caros Pais e/ou Encarregados de Educação:

A Educação Moral e Religiosa Católica é uma disciplina curricular presente nos ensinos básico e secundário (Dec. Lei 70/2013 de 23 de maio).

A educação da consciência ética e religiosa é um desafio urgente. O desenvolvimento dos valores da verdade, do amor, da paz, da justiça e da solidariedade deve ser assumido pela educação como fator decisivo na formação da personalidade das nossas Crianças e Adolescentes. Também a abertura ao transcendente e a compreensão da dimensão cultural do fenómeno religioso são caminhos a propor e a percorrer. Sonhar uma Humanidade nova e construir um mundo melhor são um imperativo que todos partilhamos.

Cabe aos Pais e/ou Encarregados de Educação a escolha da educação que querem proporcionar aos seus filhos e educandos, em ordem a alcançar estes valores e realizar estes objetivos, ajudando-os a construir o seu futuro numa perspetiva de realização e felicidade.

A aula de Educação Moral e Religiosa Católica será um valioso contributo nesta aventura do crescimento e da consolidação da personalidade.

Os Professores  de EMRC

Candidatura às Medidas de Ação Social Escolar – 2.º e 3.º Ciclos
Ano Letivo 2022/2023 clique Aqui 

Semana da Leitura – Book Trailer 

Participe na votação do melhor Book Trailer.

É fácil! Pode fazer o scan do QR code, ou aceda diretamente  AQUI >>

Dia Mundial da Árvore – 2022

No dia 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Árvore na Escola Básica D. António Ferreira Gomes.

As turmas do 5.º ano de escolaridade puderam observar a evolução da germinação das sementes das plantas florais que tinham semeado há duas semanas atrás nas aulas de Ciências Naturais.

Cada turma do 5.º ano, juntamente com o professor da disciplina de Ciências Naturais, teve a possibilidade de plantar uma árvore junto ao antigo campo de jogos. As árvores eram de várias espécies: Tília, Ácer Campestre, Tulipeiro de Jardim e Liquidâmbar, gentilmente oferecidas pela Câmara Municipal de Penafiel.

Canguru Matemático 2022

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro

O grupo disciplinar de História – 3.º ciclo – organizou a Exposição Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto que decorreu entre os dias 20 e 29 de janeiro, na BE DAFG. Veja AQUI o texto sobre a Exposição.

Exposição de trabalhos de Natal realizado pelos pais e alunos da Escola Básica de Milhundos

Exposição de Presépios dos alunos de EMRC do 1.º Ciclo

Com a proximidade da época natalícia e de forma a incentivar o trabalho criativo em família, o grupo de Educação Moral e Religiosa Católica convidou os alunos do 1.º Ciclo a criarem um pequeno presépio. O resultado foi uma exposição com os belos trabalhos realizados que pode ser visitada na Escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes.

Um obrigado a todos os participantes.

Os professores de EMRC desejam a todos um Feliz Natal.

Canguru Matemático 2021

Contamos contigo!!!!!

Dia da Alimentação

Comemoração do “Dia da Alimentação” na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. António Ferreira Gomes,  com uma atividade dinamizada pelo grupo 230 – Matemática e Ciências Naturais e o PES- Projeto de Educação para a Saúde.

Cada aluno recebeu uma maçã e um panfleto, com conselhos para uma alimentação saudável e atividades lúdicas alusivas à comemoração.

Obrigada a todos pela colaboração!

Caro Utilizador,

A Equipa da Biblioteca Escolar D. António Ferreira Gomes (BE DAFG) deseja-lhe um Bom Ano Letivo e convida-o a ler a mensagem de boas-vindas no respetivo blogue e a aceder à Visita Virtual da biblioteca – ver a mensagem.

A Equipa BE DAFG

EA/PDPSC – Exposição Virtual Dificuldades em Relacionar

À semelhança do 2.º período, a equipa do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), juntamente com os docentes de Educação Artística (EA), do 3.º ciclo, convidam a comunidade educativa a visitar a Exposição Virtual de alguns Cartazes/Vídeos criados pelos alunos dos  8.º e 9.º anos, no âmbito da medida Movimento Solidário através das Artes.

O intuito é sensibilizar a comunidade educativa para temáticas que promovem o bem-estar psicológico, emocional e social.

Clicar AQUI para aceder à Exposição Virtual.

PROBLEMA NOS PORTÁTEIS CEDIDOS NO PROGRAMA ESCOLA DIGITAL (SOLUÇÃO)

Devido a uma atualização de alguns antivírus, é ativado o sistema de proteção contra roubo dos computadores portáteis cedidos aos alunos e aos professores pelo Programa “Escola digital”.

Informamos que recebemos, do fabricante do sistema de segurança CUCo, um aviso com uma atualização crítica do sistema, que é importante que seja instalada em todos os equipamentos (portáteis atribuidos pelo Ministério da Educação).

A referida  atualização tem que ser  efetuada por todos os utilizadores finais, com a maior brevidade possível, para não correrem o risco de o computador ficar bloqueado.

Para procederem à atualização, têm que efetuar o download do ficheiro executavél.  

Ficheiro executável: 20210517101.bat

Alertamos, que para efetuar  este procedimento, o equipamento terá que estar ligado à internet.

Após efetuarem o download do ficheiro, deverão executá-lo no equipamento a atualizar. Para tal, basta fazer duplo clique com o rato em cima do ficheiro.  De seguida, irá abrir-se uma janela onde se irão processar as alterações necessárias. Após finalização do processo, o equipamento encontra-se atualizado.

  Terá início no próximo mês de junho, no nosso agrupamento, o (SELFIE) O SELFIE «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. O SELFIE apoia a compreender de que forma o Digital está integrado na escola e é utilizado pela comunidade educativa.

Utiliza questionários para recolher as opiniões dos dirigentes escolares, professores e alunos, de forma completamente anónima e voluntária, e compila os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.

Links de apresentação

PADDE  José Vítor Pedroso (DGE) Clicar Aqui

SELFIE (Geral) Clicar Aqui

SELFIE (alunos) Clicar Aqui

SELFIE (Professores) Clicar Aqui

REFERENCIAIS

DigComp  

DigCompEdu

DigCompOrg

EA/PDPSC – Exposição Virtual Motivos e Estratégias

A equipa do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), juntamente com os docentes de Educação Artística (EA), do 3.º ciclo, convidam a comunidade educativa a visitar a Exposição Virtual de alguns Cartazes/Vídeos criados pelos alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, no âmbito da medida Movimento Solidário através das Artes.

Clicar AQUI para aceder à Exposição Virtual.

A Equipa do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), em articulação com a Biblioteca Escolar (BE), não podia deixar de estar presente neste dia, no qual se comemora os afetos.
Este vídeo foi baseado no livro “És importante”, do autor Christian Robinson.
Aproveitamos para desafiar a comunidade escolar a oferecer uma mensagem de afeto, no blogue da BE – clicar AQUI

ESCOLA SOLIDÁRIA ?? Ontem fomos surpreendidos com um movimento de Encarregados de Educação, GNR de Penafiel e algumas empresas (Bar do Lago, Taco Bar, Pastelaria Nuno Mota, 2 Alves e Estrutura Eficaz Bruno Ribeiro), que se quiseram associar ao movimento.Em nome de todas as famílias que vão poder ser ajudadas e em nome do Agrupamento, o nosso MUITO OBRIGADO ♥️Uma prova viva que a articulação entre a Escola, Comunidade e Instituições é possível e poderá ser determinante para ajudar a ultrapassar este momento difícil que o nosso país e o mundo atravessam. Vamos continuar a manter este movimento vivo ??♥️

Nunca é demais recordar…Regras para as aulas online

#SOMOSTODOSOLUÇÃO

Escola Solidária

Infelizmente temos alunos a passar necessidades, urge-nos refletir naqueles que pouco têm, estando  estas  famílias,  neste momento, a passar privações, relativamente aos  bens alimentares essenciais.Neste sentido, o Agrupamento irá dar continuidade ao movimento, “Escola Solidária”, com a colaboração da Associação de Estudantes e Associação de Pais, que visa a recolha de bens alimentares para distribuir  à famílias carenciadas.

O movimento consta da sensibilização à comunidade escolar para que tragam bens alimentares, semanalmente,  a serem entregues na portaria da escola, para posteriorAssim, pedimos a Vossa colaboração, no sentido de sensibilizarem as famílias, (a quem não faz falta)  a contribuírem com bens alimentares  para ajudar os seus colegas que estão a passar necessidades.#SOMOSTODOSOLUÇÃO

                     Última Homenagem ao Sr. Guedes

Exposição – Intercâmbio de Marcadores de Livros (MIBE 2020)

Realizado por  alunos da Escola Básica D. António Ferreira Gomes – Penafiel e alunos da Escola Secundária Óbudai Árpád – Budapeste.

A Exposição decorrerá ao longo do mês de janeiro de 2021, na BE da Escola Sede.

Pirâmide de Natal – Campanha de recolha de alimentos

Em nome das famílias apoiadas, agradecemos o contributo de toda a comunidade educativa.

Agrupamento DAFG#
DepartamentoMatemáticaCiênciasExperimentais#

DAFG a espalhar magia do Natal…Que a magia do Natal transforme teus sonhos em realidade. #SOMOSTODOSOLUÇÃO

Neste Natal ? recorda o teu sorriso ? no regresso à escola ?#DAFG #PAVE

Pirâmide de Natal – Campanha de recolha de alimentosEsta campanha vai decorrer até 18 de dezembro de 2020 e visa sensibilizar os alunos para a problemática do momento em que nos encontramos, desenvolver o espírito de solidariedade e partilha e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz às crianças que por diversas razões não o podem ter, com o Slogan:

1 ALIMENTO  = 1  🙂 

A Pirâmide de Natal conta com toda a comunidade educativa para ajudar a alimentar quem mais precisa    #DepartamentoMatemáticaCiênciasExperimentais #

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

#DepartamentoLínguas#

Palavras para quê…

#VAITUDOFICARBEM#

S. MARTINHO – A TRADIÇÃO MANTÉM-SE!

  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

Fica em casa! Protege-te a ti e aos outros!

RECEÇÃO AOS ALUNOS